Toda criança deve ser estimulada a praticar alguma atividade física desde cedo. A natação é uma excelente dica para o público infantil e pode ser praticada desde os primeiros anos de vida.
A natação contribui para o desenvolvimento integral da criança, auxiliando o desenvolvimento de sua psicomotricidade, reforçando o início da sua personalidade, sem contar com a melhora da capacidade cardiorrespiratória, tônus, coordenação, equilíbrio, força, agilidade, lateralidade, percepções, noção espaço-temporal e ritmo.
Na faixa etária que vai de 2 a 6 anos, mais ou menos, a natação deve ser praticada de forma lúdica e recreativa, “sem compromisso” com a técnica. Aos poucos, e respeitando o desenvolvimento e a maturidade das crianças, a linguagem vai mudando, as distâncias vão aumentando, os exercícios vão se tornando mais complexos e os objetivos direcionados para o nado propriamente dito (estilos).
Todas as possibilidades experimentadas até então serão de fundamental importância para o aprendizado do nado.
Ex: saltos da borda de várias formas ajudam e dão segurança na hora do mergulho; os rolamentos no tapete ajudam na virada olímpica; o “abrir a floresta no fundo do mar” auxilia na braçada do peito…